Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Professor do CODAI/UFRPE participa de coletânea sobre o Período Militar | Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas
 

Professor do CODAI/UFRPE participa de coletânea sobre o Período Militar

Movidos pela plataforma democrática, juristas e historiadores se reuniram para trazer ao leitor temas fundamentais de discussão da ditadura militar. Em tempos de negacionismos e revisionismos históricos, longe de pesquisas empíricas e pautados por ideologias da negação, esta obra situa o leitor no período militar brasileiro de forma científica, empírica e academicamente fundamentada.

Este trabalho é uma coletânea dividida em três livros temáticos: educação, arte-cultura e religião (Vol. 1); Direitos Humanos, acervos, política e sociedade (Vol. 2); e Mundos do trabalho e dos trabalhadores (Vol. 3). Sob organização da historiadora Marcília Gama (UFRPE) e do historiador Thiago Nunes (UFPE), a coletânea reúne textos nessas três áreas para debater e discutir pontos chaves para problematizar o período da ditadura militar.

O Professor de História e pesquisador do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE, Romerito Arcoverde, escreveu o artigo Anticomunistas com "Inadaptação aos Ideais Revolucionários" do Golpe de 1964: deputados de origem conservadora, com interlocução trabalhista e perseguidos pela ditadura militar (publicado no volume 03 da coletânea). O trabalho é fruto de duas pesquisas sobre a classe trabalhadora de Moreno (PE) e Magé (RJ), em parceria com o Professor Felipe Ribeiro (UESPI). Juntos traçaram uma linha argumentativa, e com farta documentação, para dizer que as perseguições na ditadura se davam pela via política, ideológica e classista.

No artigo, os pesquisadores constataram que os políticos analisados no texto eram de origem conservadora e autodeclarados "anticomunistas", mas mesmo assim tiveram seus mandatos cassados e foram considerados inaptos ao regime militar. Concluíram que a varredura político ideológica chegou em toda parte da sociedade brasileira, inclusive nas classes conservadoras. O estudo traz constatações dessas ideias, quando compara a atuação e perseguição de dois deputados federais, um por Moreno-PE, outro por Magé-RJ.

Para o docente Romerito, “a ditadura militar foi, acima de tudo, repressão ideológica, cooptação do Estado pelas elites dominantes e fim das liberdades individuais e coletivas para os cidadãos e cidadãs brasileiros.”

 

Dados da Coletânea

Título: Pernambuco na mira do golpe: educação, arte-cultura, religião, direitos humanos, acervos, política, sociedade, mundos do trabalho e dos trabalhadores

Editora: ABEC BRASIL

Marcília Gama da Silva; Thiago Nunes Soares (Orgs.)

 

Baixar a coletânea: https://www.editorafi.org/059golpe

 

Mais informações: marcio.arcoverde@ufrpe.br

Buy Sneakers | Men’s shoes