Aulas Suspensas a partir desta segunda (16/03)

As atividades acadêmicas presenciais estão suspensas no CODAI no período de 16 a 31 de março. A decisão foi tomada na tarde deste domingo (15/03), em reunião que envolveu as instituições integrantes do Consórcio Pernambuco Universitas (UFRPE, UFPE, UPE, Unicap e Univasf) e os institutos federais do Estado (IFPE e IF Sertão-PE). Na ocasião, as instituições emitiram nota conjunta comunicando que a medida busca fortalecer as ações de prevenção contra a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

“Essa era a decisão que precisava ser tomada nesse momento. Sabemos, a partir de informações dos especialistas da área, que quanto menor for o número de pessoas circulando e em conexão, menores são as chances de transmissão do novo coronavírus”, ressaltou a professora Maria José de Sena, reitora da UFRPE e coordenadora do Consórcio Pernambuco Universitas.

A reitora destacou que, com a decisão conjunta, são mais de 100 mil estudantes das universidades e institutos que deixam de circular diariamente em ônibus, terminais de integração e em espaços coletivos onde a transmissão do COVID-19 pode ocorrer. “Sabemos que não há motivo para pânico, pois as autoridades responsáveis vêm monitorando a situação e tomando as medidas necessárias. Mas acreditamos que, com a decisão deste domingo, damos uma grande contribuição para reduzirmos o número de pessoas que contraiam ou transmitam a doença. Com saúde não se negocia”, enfatizou Maria José de Sena.

Em relação às atividades administrativas e eventuais encaminhamentos acadêmicos, haverá uma reunião específica já nesta segunda-feira (16/03) com dirigentes, pró-reitores e gestores da UFRPE. A possibilidade de trabalho remoto por parte dos servidores, bem como as alternativas de controle do ponto por parte das chefias serão tema de diálogo na reunião.

 

Neste momento, continuam valendo as orientações do Comitê de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19) da UFRPE. Servidores(as) com idade acima dos 60 anos, gestantes e lactantes, a partir da próxima segunda-feira (16/03), devem executar suas atividades remotamente, em suas residências. O(a) servidor(a) deverá comunicar sua chefia imediata para o acompanhamento por parte de seus superiores.