Servidor do CODAI participa de conferência internacional na China

O analista de tecnologia da informação do CODAI e doutorando em ciência da computação pelo Centro de Informática da UFPE, João Ferreira da Silva Júnior, obteve aceitação de artigo científico que será publicado no IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics (IEEE SMC 2015), que este ano foi realizado entre os dias 09 e 12 de outubro em Hong Kong, na China.

 

O referido servidor cruzou o planeta, fazendo uma escala em Chicago, nos Estados Unidos da América, e sobrevoou o polo norte, em uma viagem de mais de 40 horas, até chegar a Hong Kong, China, para apresentar seu artigo, intitulado: “An algorithm to optimize electrical flows of private cloud infrastructures” de autoria de João Ferreira, Gustavo Callou, Jamilson Dantas, Jean Araujo, Danilo Mendonça e Paulo Maciel. O artigo propõe um algoritmo para reduzir o consumo de energia das infraestruturas elétricas de computação na nuvem.

 

 

Durante sua visita a Hong Kong, João encontrou tempo para conhecer o Tian Tan Buddha, também conhecido como o Grande Buddha, que é uma grande estátua de bronze em Ngong Ping, Lantau, Hong Kong. A estátua está próxima ao Monastério Po Lin e simboliza a relação harmoniosa entre o homem, a natureza, as pessoas e a religião. É o principal centro de budismo em Hong Kong e também uma atração turística muito famosa.

 

 

 

 

 

 

De acordo com João, este é seu segundo artigo aceito em 2015, sendo o primeiro publicado em outra conferência internacional, que este ano foi realizada no Rio de Janeiro e se chama: “Dependable Systems and Networks Conference (DSN-2015)”. Esta conferência é qualificada pela CAPES como A1 (melhor qualificação possível). O artigo aprovado nesta conferência é intitulado “Mercury: An Integrated Environment for Performance and Dependability Evaluation of General Systems”, e foi apresentado por seu orientador, Prof. Paulo Maciel. Neste artigo é apresentada uma ferramenta para modelagem e avaliação formal de modelos estocásticos e de consumo de energia.

 

 

João possui boas expectativas quanto a seu futuro como pesquisador e espera conseguir mais publicações internacionais em breve.

 

 

A direção do CODAI o parabeniza!