Danilo Lucena Chagas (ex-aluno do CODAI/UFRPE) e as professoras Carla Caroliny e Reginete Cavalcanti tiveram trabalho aprovado para a I Jornada Acadêmica de Pesquisa e Extensão em Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O artigo, intitulado Prevalência dos Transtornos Mentais Comuns entre os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola da UFRPE, será apresentado virtualmente no dia 28/08 às 14h40.
O trabalho nasceu do projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). O objetivo do estudo foi investigar a prevalência dos Transtornos Mentais Comuns nos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE.
Os resultados apontaram que 39% dos 79 alunos pesquisados apresentaram sintomas dos Transtornos Mentais Comuns; e o uso de bebidas alcoólicas foi o comportamento, de risco a saúde, que mais se aproximou na associação com os sintomas dos Transtornos Mentais comuns. Espera-se que os resultados desta pesquisa inspirem ações para a prevenção e cuidado com a saúde mental dos estudantes. Os autores comentaram que, apesar dos dados terem sido coletados antes da pandemia, os resultados podem trazer luz para o momento e ampliar as discussões do tema saúde mental.
Sobre os autores
Danilo Lucena Chagas, estudante universitário do curso de Letras da UFRPE
E-mail: danilolucena137@gmail.com
Carla Caroliny de Almeida Santana, Doutora em Educação Física pela UPE e professora do CODAI/UFRPE
E-mail: carla.caroliny@ufrpe.br
Reginete Cavalcanti Pereira, Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Humano- UFPE e professora do CODAI/UFRPE
E-mail: reginete.pereira@ufrpe.br