A professora Reginete Cavalcanti do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE e o bolsista do PIBIC-EM Danilo Lucena (ex-aluno do CODAI/UFRPE) desenvolveram pesquisa sobre Prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC), entre os estudantes dos Cursos Técnicos do CODAI/UFRPE.
TMC se caracterizam pela presença de sintomas como irritabilidade, fadiga, insônia, dificuldade de concentração, esquecimento, ansiedade e queixas somáticas. Embora não sejam tão graves como Transtornos psicóticos, os TMC apontam para um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência e graves efeitos sobre a qualidade de vida, comprometendo o desempenho nas atividades diárias, sendo, também, potencial substrato para o desenvolvimento de transtornos mais graves (YIMAM K; KEBEDE Y; AZALE T., 2014).
Sendo o ambiente escolar dos cursos técnicos propicio ao stress, pois, dificuldade na administração do tempo de ter que estudar e ao mesmo tempo procurar estágio, entrar no mercado de trabalho, com cobrança de autonomia financeira e com poucas atividades de lazer, essas variáveis podem levar os estudantes a desenvolver sintomas de TMC. A saúde mental e a qualidade de vida estão sempre associadas e por isso tem sido importante ser amplamente estudada na população acadêmica, para minimizar as faltas na sala de aula, a evasão escolar ou o retardo do término dos cursos, trazendo prejuízos para o aluno e para a escola.
A pesquisa e alguns resultados do Curso Técnico em Administração
O estudo investigou a prevalência dos TMC nos estudantes dos Cursos Técnicos do CODAI/UFRPE, instituição localizada no município de São Lourenço da Mata – PE. No curso Técnico em Administração foram entrevistados 96 alunos, maiores de 18 anos, em 2019, e 37,5% dos alunos do Curso Técnico de Administração apresentaram sintomas dos TMC. Estarem nervosos, tensos ou preocupados, dificuldade de tomar decisões e sentimento de tristeza foram os sintomas mais presentes nestes estudantes.
Entre os alunos do Curso Técnico de administração houve associação significativa entre a etnia dos participantes e a prevalência de TMC na amostra. Verificou-se que a principal diferença ocorreu entre os participantes autodeclarados pretos, de modo que a probabilidade de prevalência de TMC foi menor entre esse grupo de sujeitos na amostra. Dito de outra forma, os estudantes autodeclarados como pretos exibiram uma probabilidade menor de apresentar TMC do que os participantes brancos, pardos, amarelos e indígenas. Um dos fatores que podem justificar a emergência desse resultado é a atual corrente de empoderamento étnico-racial da população negra, cuja importância tem sido muito debatida e difundida entre a juventude.
Diante de uma sociedade extremamente desigual, cujas disparidades sociais e econômicas são demarcadas por questões de raça e etnia, como ocorre no Brasil, é provável que a autoidentificação dos estudantes como sendo parte de uma minoria social esteja funcionando como um fator de manutenção de sua identidade. Mais especificamente, levanta-se a hipótese de o fato de se reconhecerem como negros, em um contexto socialmente racista, esteja levando os estudantes a avaliarem positivamente a sua autoimagem e, consequentemente, esse processo psicológico venha acarretando uma estratégia de proteção à organização psíquica.
Outro fato que chamou atenção nos estudantes do Curso Técnico de Administração foram os que declararam conviver com os pais na mesma casa. Estes apresentaram uma prevalência de TMC estatisticamente menor que aqueles cujos pais são separados.
Os resultados encontrados demonstram uma elevada prevalência de TMC (s) na população estuda. Espera-se que, os resultados desta pesquisa venham subsidiar ações para prevenção e cuidado com a saúde mental dos estudantes.
Frutos da pesquisa
Os resultados da pesquisa dos cursos Técnicos em Alimentos e Agropecuária foram apresentados em dois eventos científicos. Porém, os resultados do curso Técnico de Administração além de terem sido apresentados no Congresso online de Ciência da Saúde foi convidado para participar do E-book Ciências da Saúde: ensino, formação e pesquisa (Editora AMPLLA, 2021). Título do capítulo: Prevalência de Transtornos Mentais Comuns entre os estudantes do Curso Técnico de Administração.
Para baixar o E-book Ciências da Saúde: ensino, formação e pesquisa (Editora AMPLLA, 2021), clique no link https://even3.blob.core.windows.net/download/eBook-CinciasdaSade.717f284270c74deaa3e4.pdf
Mais informações
Professora Dra. Reginete Cavalcanti (e-mail: reginete.pereira@ufrpe.br)